Uma auditoria social se refere a uma avaliação formal dos procedimentos e esforços de uma empresa com relação à responsabilidade social corporativa (RSC) e ao impacto social. Muitas empresas formulam metas e objetivos com relação às iniciativas de RSC, e a auditoria social é usada para avaliar até que ponto elas alcançaram seus objetivos.
Neste artigo, saiba mais sobre a Auditoria Social, sua importância e como realizamos esse processo aqui na Goldenplast.
Com a responsabilidade social corporativa se tornando cada vez mais importante no ambiente de negócios de hoje, as empresas se esforçam consistentemente para manter um equilíbrio entre a responsabilidade para com:
As auditorias sociais estão se tornando cada vez mais comuns entre as empresas como uma forma de avaliar até que ponto elas cumpriram suas iniciativas de RSC em um determinado período.
Uma auditoria social é uma das melhores maneiras de entender as condições de trabalho em uma empresa. Um auditor atende fisicamente o local de trabalho de uma empresa, permitindo que sejam avaliadas as condições no local.
As auditorias sociais permitem que as empresas avaliem seus fornecedores, monitorem a saúde e a segurança dos trabalhadores, e sinalizem tolerância zero para abusos dos direitos humanos, como trabalho infantil e forçado.
Uma empresa pode optar por solicitar uma auditoria do local de um fornecedor ou solicitar que uma auditoria seja conduzida em suas próprias instalações. A auditoria ajudará a fornecer visibilidade das condições de trabalho e fornecerá um Plano de Ação Corretiva (CAPR) que pode ser utilizado para melhorar as condições de trabalho.
A SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da Sedex) avalia uma empresa com base nos padrões de:
A Sedex acredita que essas são áreas-chave para avaliar as práticas comerciais responsáveis de uma organização e atender à conformidade social.
A SMETA foi projetada para ajudar os auditores a conduzir auditorias de alta qualidade que abrangem todos os aspectos da prática empresarial responsável. Ela também é projetada para que os fornecedores compartilhem uma auditoria com vários clientes, por meio da plataforma Sedex, atendendo vários requisitos do cliente e reduzindo a duplicação e a fadiga da auditoria.
SMETA é uma metodologia de auditoria que fornece uma compilação das melhores práticas de técnicas de auditoria ética. Com ela é possível realizar auditorias de alta qualidade que abrangem todos os aspectos da prática comercial responsável.
A SMETA é composta por três elementos:
A SMETA é desenvolvida e mantida pela Sedex Stakeholder Forum (SSF). Quase 20.000 auditorias SMETA são carregadas na plataforma Sedex todos os anos.
Sedex é uma organização global de membros que se orgulha de tornar mais simples fazer negócios que sejam bons para todos.
As empresas associadas à Sedex cobrem um grande número de indústrias e setores em todo o mundo. Embora os membros originais fossem alguns dos maiores varejistas e marcas de consumo do mundo, a Sedex agora conta com empresas de setores como finanças, companhias aéreas, construção e tecnologia como parte de sua comunidade global.
Para a Goldenplast, Controle de Qualidade envolve muito mais do que inspeção. Por esse motivo, seguimos os padrões da Auditoria SMETA.
Nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) inclui todos os processos da organização para fornecimento de materiais descartáveis.
A Goldenplast é uma empresa que oferece igualdade de oportunidade e um ambiente de trabalho livre de discriminação. Também estamos comprometidos com a diminuição dos impactos ambientais através da melhoria contínua de nossos processos e serviços.