Restaurante Fast food é um tipo específico de formato de restaurante que serve pratos rápidos como Pizza, Hambúrguer e outros lanches, necessitando de um serviço de mesa mínimo.
É um dos formatos de restaurante mais lucrativos entre todos e, portanto, também se tornou a escolha mais popular de negócios de alimentos entre os donos de restaurantes.
Neste artigo, conheça todas as informações necessárias para abrir o seu restaurante fast food.
Considerando que você vai iniciar esse seu projeto dos sonhos, talvez queira conhecer os detalhes ou o passo a passo de como abrir um restaurante fast food. Não se preocupe! Conheça-os a seguir:
A localização é um dos fatores mais críticos que determinam o sucesso ou fracasso de qualquer restaurante. Um fast food deve estar em uma área densamente povoada, mantendo o público-alvo em mente. Acessibilidade e visibilidade da área também são essenciais para atrair clientes.
Um restaurante fast food requer alguns documentos, a saber:
Pode ser interessante ter todas as licenças antes de abrir o ponto de venda para se manter longe dos pequenos contratempos que surgem devido à indisponibilidade dessas licenças.
Procure a agência do SEBRAE da sua cidade para obter orientações sobre essas licenças e como conseguir cada uma delas.
O segredo para um restaurante fast food bem-sucedido, geralmente, é uma ótima equipe atrás do balcão e na cozinha. O Chef é, provavelmente, a pessoa mais importante da sua equipe, pois não só cozinha, mas também desenha o menu, lidera e orienta o resto do pessoal da cozinha.
Em uma cozinha para viagem, é necessário um mínimo de 5 a 6 funcionários na cozinha. Além dos funcionários da cozinha, são necessários dois entregadores e um no balcão para receber o pedido.
Na era da tecnologia de hoje, há muitos serviços de entrega de terceiros com os quais você pode trabalhar por pedido. É altamente recomendável ter pelo menos um entregador, mesmo que você tenha parceria com um terceiro para entregas.
O equipamento de cozinha é uma despesa significativa para os restaurantes e o mesmo acontece em um restaurante de fast food. Mas nem sempre é necessário ter tudo novo na cozinha; a maioria dos equipamentos de cozinha podem ser comprados usados. As mesas de trabalho, geladeiras, prateleiras e os armários podem ser reutilizados. No entanto, queimadores e gasodutos devem ser novos para evitar custo adicional de reparos e vazamentos de gás que podem acontecer.
Além dos equipamentos de cozinha mencionados, batedeira, frigideiras, facas, tábuas de corte e outros utensílios devem ser comprados novos.
Um método de marketing interessante nos primeiros meses, e também um dos mais baratos, são os panfletos. Além de panfletos, invista algum dinheiro em um outdoor para atrair público.
Mas investir em estratégias de marketing on-line, hoje em dia, é fundamental:
Um restaurante com entrega ao domicílio requer um telefone fixo e pelo menos dois celulares. Você pode obter um serviço que encaminha a chamada para outro número designado caso o primeiro número esteja ocupado.
Além disso, você precisa de um software para restaurante para organizar seus pedidos, gerenciamento de estoque e funcionários.
A indústria de restaurantes fast food está se expandindo em grande escala. Embora os investimentos sejam baixos, quando comparados com os outros formatos, se você começar bem, pode colher os frutos rapidamente. Portanto, siga as etapas mencionadas como seu guia básico e implemente-as de maneira eficaz, e observe como seu restaurante dos sonhos floresce!