Maioria dos Brasileiros não Sabe como Funciona a Reciclagem

Como Funciona a Reciclagem. Segundo resultado de uma pesquisa da Consultoria Global Ipsos, realizada em 28 (vinte e oito) países, a maioria dos brasileiros não sabe como funciona a coleta seletiva de lixo reciclável e desconhece informações sobre os tipos de materiais plásticos que são reaproveitáveis.

Continue a leitura e compreenda o que é Reciclagem, porque é importante e como funciona esse processo.

Como Funciona a Reciclagem

Reciclar é um conceito muito simples: pegue algo que não é mais útil e transforme-o em algo novo em vez de apenas jogá-lo fora. Pode ser qualquer coisa, desde reciclar papel velho em papel novo até transformar uma calota velha em uma banheira decorativa para pássaros.

A reciclagem torna-se mais importante em escalas maiores. Nesse nível, os bens de consumo usados ​​são coletados, convertidos novamente em matérias-primas e refeitos em novos produtos de consumo.

Latas de alumínio, papel de escritório, aço de prédios antigos e recipientes de plástico são exemplos de materiais comumente reciclados em grandes quantidades, muitas vezes por meio de programas municipais que incentivam a coleta domiciliar em massa.

É raro que um produto reciclado seja exatamente igual ao material original do qual foi reciclado. O papel reciclado, por exemplo, contém resíduos de tinta e fibras mais curtas do que o papel virgem (papel feito de polpa de madeira). Por causa disso, pode ser menos desejável para alguns fins, como papel usado em uma copiadora.

Etapas da Reciclagem

Hoje, o sistema de coleta e processamento de nossos recicláveis ​​tem se tornado cada vez mais simplificado à medida que os avanços em tecnologia e equipamentos se desenvolvem. Embora o conceito possa parecer assustador, todo o processo pode ser dividido em 03 etapas principais:

  1. Os recicláveis ​​são coletados – Cada cidade é um pouco diferente na forma como a reciclagem é coletada, mas a maioria das cidades têm leis de reciclagem obrigatórias que exigem a coleta seletiva. Examine as regras e os regulamentos de reciclagem da sua cidade para saber as diretrizes da sua área. As cidades também têm regulamentos diferentes sobre o que você pode e não pode reciclar. É importante entender quais recipientes não podem ser reciclados ou que podem contaminar um lote de reciclagem devido aos resíduos de alimentos que sobram;
  2. Os recicláveis ​​são levados a um centro e classificados – Uma vez no centro, as lixeiras são colocadas em grandes máquinas e com a ajuda dos trabalhadores, o conteúdo é classificado por tipo, ou seja, jornais, plásticos, latas, etc. Os trabalhadores também ajudam a separar os recicláveis ​​limpos dos sujos em diferentes pilhas;
  3. Os recicláveis são vendidos e transformados – Os recicláveis ​​são, na verdade, considerados uma mercadoria. Depois que são separados, os resíduos são vendidos para serem processados e transformados em novos produtos.

Logística Reversa

A logística reversa tem como objetivo reduzir os descartes irregulares de materiais que podem ser reaproveitados por suas fábricas de origem.

Atualmente, indústrias responsáveis pela fabricação de embalagens e utensílios plásticos se comprometem com a logística reversa para que os produtos tenham o devido fim, que muitas vezes é a reciclagem.

Aqui na Goldenplast, contamos com os serviços da ABIPLAST para realizar nosso processo de logística reversa. Esta empresa é integrante da Coalizão Empresarial. Juntamente com mais 22 associações empresariais que elaboraram e assinaram o Acordo Setorial de Embalagens em Geral em 25 de novembro de 2015. Assim como juntamente ao Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Para que possamos manter nossa responsabilidade com o meio ambiente, precisamos que vocês, clientes, dêem o devido fim aos produtos consumidos. E a melhor forma de realizar essa tarefa é descartando-os da maneira correta.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 26 de fev de 2020 e Atualizado em: 23 de agosto de 2021

Descartáveis com Amor? Compartilhe