Segundo Pesquisa: Maioria dos brasileiros não sabe como Funciona a Reciclagem

Segundo Pesquisa: Maioria dos brasileiros não sabe como Funciona a Reciclagem

Segundo Pesquisa: Maioria dos brasileiros não sabe como Funciona a Reciclagem: Que as Leis e Regras ao que se refere a Reciclagem de Materiais Destacáveis não são muito claras, podemos dizer que é isso mesmo para a maioria dos brasileiros. Há uma grande falta de informações sobre os materiais que não podem ser reciclados. Você sabia que nem todo tipo de plástico pode ir para a Coleta Seletiva?

Segundo Pesquisa: Maioria dos brasileiros não sabe como Funciona a Reciclagem

Segundo resultado de uma pesquisa realizada pela Consultoria Global Iposos, pesquisa qual foi realizada em 28 (vinte e oito) países. Como resultado, a maioria dos brasileiros não sabe como funciona a coleta seletiva de lixo reciclável e desconhece informações sobre os tipos de materiais plásticos que são reaproveitáveis.

A pesquisa Um Mundo Descartável — O Desafio das Embalagens e do Lixo Plástico perguntou se as pessoas entrevistadas acham que as Regras de Reciclagem de Lixo Doméstico, são de fato claras e objetivas. Aqui em nosso pais, no Brasil, 54% dos entrevistados disseram que não, ou seja, menos da metade das pessoas entendem o funcionamento da coleta seletiva em sua região.

O Brasil está atrás dos outros países pesquisados nesse aspecto:

  • No resto do mundo, a média está em 47%.

No país, 65% dos entrevistados acreditavam que todos os plásticos podem ser reciclados, o que não é real:

  • Alguns tipos, como
    • Embalagens metalizadas,
      • As embalagens metalizadas são fabricadas utilizando polipropileno bi-orientado (BOPP), com características perolado, estruturas de papel, entre outros. Ou seja, sua conservação está muito ligada também a barreira de luz, umidade e oxigênio que a embalagem metalizada oferece.
    • Adesivos e
      • Adesivo é qualquer substância aplicada na superfície, ou em ambas as superfícies, de dois objetos separados que os une e oferece resistência à sua separação. Dependendo do contexto, há vários termos usados com o mesmo significado, como cola ou cimento.
    • Papel Celofane,
      • O celofane é um polímero natural derivado da celulose. Tem o aspecto de uma película fina, transparente, flexível e resistente a esforços de tensão, porém muito fácil de ser cortado. Outra de suas qualidades é ser biodegradável. Não resiste bem à umidade, já que tende a absorvê-la.
    • não podem ir para a coleta seletiva.

Desconhecimento é pouco Menor em Outros Lugares

Em outros países, o desconhecimento é um pouco menor:

  • 55% das pessoas acreditavam que qualquer plástico pode ser reciclado, segundo a pesquisa da Ipsos.

Para a diretora da Ipsos Sandra Pessini, a falta de informação é um desafio, mas o Brasil está na frente em outros aspectos.

“Os brasileiros estão mais abertos a mudanças, mais dispostos a mudar seus hábitos”, afirma ela.

Na pesquisa, 68% dos entrevistados no Brasil disseram que mudariam o local onde compram produtos se isso significasse usar menos embalagens.

“Quando você olha países desenvolvidos, como o Japão, percebe que, embora eles tenham uma cultura muito forte de coleta seletiva, eles estão menos dispostos a mudar seu comportamento de consumo”, diz Pessini.

Os brasileiros também afirmam que os Plásticos Descartáveis como por exemplo:

A diretora da Ipsos também tem uma forte Consciência no Brasil sobre a responsabilidade da Indústria e do Comércio na Poluição:

  • A grande maioria dos brasileiros (77%) concorda que as empresas deveriam ser obrigadas a ajudar com a reciclagem e o reuso das embalagens que produzem.
    • Mesmo sem o conhecimento necessário para Reciclagem ou
    • Apurado sobre o Fato.

“Existe uma expectativa grande do brasileiro em relação a isso. Marcas que conseguirem proporcionar embalagens mais sustentáveis serão beneficiadas”, diz a diretora da Ipsos.

Boa parte da População, toma suas atitudes impulsionados pela mídia. De forma, as vezes equivocada. Na intenção de ajudar.

No Brasil, 76% dos entrevistados disseram que veem com bons olhos as marcas que fazem mudanças para alcançar melhores resultados ambientais.

 Cobertura da coleta seletiva

Podemos ver esse dado, onde o Brasileiro, que desconhece o processo de reciclagem. A pesquisa mostra também uma grande discrepância entre o número de entrevistados que consideram o serviço de reciclagem bom (47%) e a cobertura real de coletiva seletiva no Brasil.

Os dados mais recentes, de 2018, mostram que a coleta seletiva atendia, no ano passado, apenas 17% da população brasileira, de acordo com o relatório do Cempre (Compromisso Empresarial de Reciclagem).

Os serviços também estão muito concentrados — 83% das cidades com coleta seletiva estão nas regiões Sudeste e Sul do país.

Pessini explica que, apesar da cobertura de coletiva seletiva ser muito baixa no país, a diferença existe porque a pesquisa é baseada na percepção das pessoas, não na prática real de fazer a separação.

Em outros países, a média dos entrevistados que consideram bom o serviço de reciclagem nas residências é de 52%. O índice é bem alto no Canadá (70%), na Suécia (70%) e nos Países Baixos (65%).

A pesquisa da Ipsos Global Advisor foi realizada em 28 países entre 26 de julho e 9 de agosto. Foram entrevistadas 1.000 (mil) pessoas em cada país e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Como a pesquisa foi feita online, ela é representativa da população conectada, que no Brasil equivale a 70% da população.

Regras de Reciclagem

O funcionamento da coleta seletiva varia de cidade para cidade, e cabe aos municípios fazer a divulgação correta do serviço.

A separação do lixo reciclável do não-reciclável precisa ser feita de acordo com alguns parâmetros, segundo entidades ambientais como o WWF:

  • Embalagens plásticas que contém líquidos ou alimentos precisam ser levadas e colocadas no lixo reciclável sem tampa
  • Vidros também precisam ser lavados e, se tiverem quebrados, precisam ser separados em caixas de papelão ou envoltos em jornal para não ferir o coletor
  • Metais, como latas de de alumínio, precisam ser prensados, se possível
  • Caixas de papelão precisam ser desmontadas
  • Papeis não podem ser metalizados e precisam estar secos
  • Resíduos
    • Orgânicos,
    • Papeis Engordurados ou
      • Sujos e
    • Embalagens Plásticas Metalizadas não são Recicláveis.

O tipo de material que pode ser reciclado também depende da capacidade de processamento de materiais em cada região – alguns locais têm capacidade de reciclar materiais que não são aceitos em outros centros de processamento.

Em caso de Dúvidas, ou ainda, se pretende procurar a maneira Correta e Eficaz para Reciclagem, sempre procure a Secretaria de Meio Ambiente ou ainda, tem a possibilidade de entrar em contato com área responsável na prefeitura local de sua Cidade.

 

Descartáveis com Amor? Compartilhe