Como Funciona a Logística Reversa das Embalagens Plásticas

Logística Reversa das Embalagens Plásticas. Com o aumento da utilização de produtos descartáveis e embalagens plásticas, a preocupação com os descartes da forma correta também cresce. Com isso, muitas empresas têm contato com os serviços de logística reversa de seus produtos.

Esta importante ação tem como objetivo reduzir os descartes irregulares de materiais que podem ser reaproveitados por suas fábricas de origem. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre como funciona a logística reversa de embalagens plásticas e como o processo é aplicado aqui na Goldenplast.

O Que é Logística Reversa

Todos sabemos que cada ação realizada pelas indústrias podem ter impactos significativos no meio ambiente. Por conta disso, muitas dessas empresas têm adotado políticas de logística reversa, onde buscam adequar seus processos produtivos já pensando no descarte correto dos resíduos e no retorno do seu material para reaproveitamento.

Atualmente, indústrias responsáveis pela fabricação de embalagens e utensílios plásticos se comprometem com a logística reversa para que os produtos tenham o devido fim, que muitas vezes é a reciclagem.

A Importância da Logística Reversa

O descarte incorreto de diversos materiais pode prejudicar o meio ambiente. Mas não é só isso: esta prática também pode prejudicar a saúde da população em geral. Em 2012, cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos não foram descartados da maneira correta. Com isso, mais de 24 milhões de toneladas de lixo foram parar na natureza, prejudicando a fertilidade dos solos, a pureza das águas e afetando a saúde pública.

Resgatar esses materiais não ajuda só a preservar o meio ambiente. Esta atitude também fortalece a relação entre empresa e sociedade e colabora com a redução de custos da indústria sem prejudicar suas operações.

Quando os produtos são fabricados de material plástico como embalagens, copos, pratos e talheres descartáveis, a responsabilidade pela reciclagem é ainda maior, uma vez que o descarte incorreto desses resíduos são considerados tóxicos para o meio ambiente.

Como Funciona a Logística Reversa

O processo de logística reversa em indústrias do setor plástico acontece em algumas etapas, as principais são:

  • Coleta do material já usado;
  • Lavagem para retirada dos resíduos e pesagem;
  • Trituramento que transforma os produtos grandes em flocos de plástico;
  • Processo onde os flocos são moídos e transformados em grãos;

Esses grãos podem voltar para a indústria de origem e serem reutilizados em novas aplicações e novos produtos industriais.

Logística Reversa na Goldenplast

Aqui na Goldenplast, entendemos a logística reversa como um instrumento para a aplicação da responsabilidade em relação aos ciclos de vida de nossos produtos. Além disso, agimos de acordo com o Decreto nº 7.404/2010. O mesmo impõe que os sistemas de logística reversa serão implementados e operacionalizados por meio do regulamento expedido pelo Poder Público, acordos setoriais e termos de compromisso.

Para fazer com que esse processo ocorra da melhor maneira possível, a Goldenplast conta com os serviços da ABIPLAST. Esta empresa é integrante da Coalizão Empresarial. Juntamente com mais 22 associações empresariais que elaboraram e assinaram o Acordo Setorial de Embalagens em Geral em 25 de novembro de 2015. Assim como juntamente ao Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Para que possamos manter nossa responsabilidade com o meio ambiente, precisamos que vocês clientes dêem o devido fim aos produtos consumidos. E a melhor forma de realizar esta tarefa é descartando-os da maneira correta. Saiba mais sobre a Goldenplast e nossos produtos.

Referência: ABIPLAST

Descartáveis com Amor? Compartilhe