Conheça os Diferentes Tipos de Plástico e Suas Utilidades

Tipos de Plástico. Quer você perceba ou não, praticamente tudo o que vê e usa diariamente é total ou parcialmente material plástico. Sua televisão, seu computador, carro, sua casa, geladeira e muitos outros produtos essenciais utilizam materiais plásticos para tornar sua vida mais fácil e direta.

No entanto, nem todos os plásticos são iguais. Os fabricantes utilizam uma variedade de diferentes materiais plásticos e compostos, cada um com propriedades exclusivas. Neste artigo, conheça alguns dos plásticos mais populares e comumente usados.

Os Tipos de Plástico

Muitos dos nomes químicos dos polímeros empregados como plásticos tornaram-se familiares aos consumidores, embora alguns sejam mais conhecidos por suas abreviaturas ou nomes comerciais.

Por exemplo, o tereftalato de polietileno e o cloreto de polivinila são comumente referidos como PET e PVC, enquanto o poliestireno espumado e o metacrilato de polimetila são conhecidos por seus nomes de marcas registradas, isopor e plexiglas (ou Perspex).

Fabricantes industriais de produtos plásticos tendem a pensar nos plásticos como “resinas “commodity” ou “resinas especiais”. (O termo resina data dos primeiros anos da indústria de plásticos; originalmente, se referia aos sólidos amorfos naturais, como goma-laca e resina.)

Resinas de commodities são plásticos produzidos em alto volume e baixo custo para os itens descartáveis ​​mais comuns e duráveis. Eles são representados principalmente por polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila e poliestireno. As resinas especiais são plásticos cujas propriedades são adaptadas para aplicações específicas e que são produzidas em baixo volume e custo mais alto.

Nesse grupo estão os chamados plásticos de engenharia ou resinas de engenharia, que são plásticos que podem competir com metais fundidos em encanamentos, ferragens e aplicações automotivas. Outro membro das resinas especiais são os elastômeros termoplásticos, polímeros que possuem as propriedades elásticas da borracha que ainda pode ser moldada repetidamente após o aquecimento.

Dito isso, veja, a seguir, os principais tipos de plásticos:

Polipropileno (PP)

O PP tem boa resistência química, é forte e tem um alto ponto de fusão, o que o torna bom para líquidos de enchimento a quente. Essa resina é encontrada em embalagens flexíveis e rígidas, fibras e grandes peças moldadas para produtos automotivos e de consumo.

Esse material plástico é um polímero termoplástico e o segundo plástico sintético mais produzido no mundo. Seu uso generalizado e popularidade são indiscutíveis, porque o polipropileno é um dos termoplásticos mais flexíveis do planeta.

Embora o PP seja mais forte do que o PE, ele ainda mantém a flexibilidade. Não vai quebrar sob pressão repetida. Duráveis, flexíveis, resistentes ao calor, resistentes ao ácido, as folhas de polipropileno são usadas para fazer equipamentos de laboratório, peças automotivas, dispositivos médicos e recipientes para alimentos. Também é o material utilizado para a confecção de nossas face shields.

Poliestireno (PS)

O PS é um plástico versátil que pode ser rígido ou espumado. O poliestireno de uso geral é transparente, duro e quebradiço. As aplicações típicas incluem embalagens de proteção, embalagens de serviços alimentícios, garrafas e recipientes de alimentos.

Itens de serviço de alimentação, como copos, pratos, tigelas, talheres, recipientes para viagem, bandejas de carne e aves, e recipientes de alimentos rígidos (por exemplo, iogurte), também são feitos com esse material.

Além disso, o PS é frequentemente combinado com borracha para fazer poliestireno de alto impacto, que é usado para embalagens e aplicações duráveis ​​que requerem resistência, mas não clareza.

Polietileno (PE)

O plástico mais comum na terra, o polietileno pode ser fabricado em densidades variadas. Cada densidade diferente de polietileno dá ao plástico final propriedades físicas únicas. Como resultado, o polietileno está em uma ampla variedade de produtos.

Aqui estão as quatro densidades comuns de polietileno:

  • Polietileno de baixa densidade (LDPE) – Esta densidade do polietileno é usada para fazer produtos como sacolas plásticas, embalagens transparentes para alimentos, embalagens descartáveis, etc;
  • Polietileno de média densidade (MDPE) – Possuindo mais cadeias de polímero e, portanto, maior densidade, o MDPE está, normalmente, em tubos de gás, filme retrátil, sacolas de compras, tampas de rosca e muito mais;
  • Polietileno de alta densidade (HDPE) – Mais rígida do que LDPE e MDPE, as folhas de plástico HDPE estão em produtos como garrafas plásticas, encanamentos para água e esgoto, snowboards, barcos e cadeiras dobráveis;
  • Polietileno de Peso Molecular Ultra Alto (UHMWPE) – Não é muito mais denso do que HDPE. Comparado ao HDPE, este plástico de polietileno é muito mais resistente à abrasão devido ao comprimento extremo de suas cadeias poliméricas. Possuindo propriedades de alta densidade e baixa fricção, o UHMWPE é usado em coletes à prova de balas militares, selos e rolamentos hidráulicos, biomaterial para implantes de quadril, joelho e coluna, e rinques artificiais de patinação no gelo.

Policarbonato (PC)

Resistente, estável e transparente, o policarbonato é um excelente plástico de engenharia tão transparente quanto o vidro e duzentas e cinquenta vezes mais resistente.

Trinta vezes mais forte que o acrílico, as folhas de policarbonato transparente também são facilmente trabalhadas, moldadas e termoformadas ou conformadas a frio. Embora extremamente forte e resistente a impactos, o plástico de policarbonato possui flexibilidade de design inerente.

Ao contrário do vidro ou acrílico, as folhas de plástico de policarbonato podem ser cortadas ou conformadas a frio no local, sem pré-formação e fabricação. O plástico de policarbonato está presente em uma ampla variedade de produtos, incluindo estufas, DVDs, óculos de sol, equipamento de choque policial e muito mais.

Polietileno Tereftalato (PETE ou PET)

A resina termoplástica mais comum da família do poliéster, o PET é o quarto dos tipos de plástico sintético mais produzido. O polietileno tereftalato tem excelente resistência química a materiais orgânicos e água, e é facilmente reciclável. É praticamente à prova de estilhaçamento e possui uma impressionante relação alta resistência / peso.

Esse material plástico está em fibras para roupas, embalagens para alimentos e líquidos, fibra de vidro para resinas de engenharia, nanotubos de carbono e muitos outros produtos que usamos no dia a dia.

Cloreto de Polivinila (PVC)

O terceiro dos Tipos de Plástico, um dos polímeros plásticos sintéticos mais produzidos, o PVC é bem conhecido por sua capacidade de se misturar com outros materiais. Por exemplo, as folhas de PVC expandido são um material de cloreto de polivinila espumado, utilizado em produtos como vitrines de lojas. A forma rígida do PVC é comumente encontrada em materiais de construção, portas, janelas, garrafas, embalagens não alimentícias e muito mais.

Com a adição de plastificantes como ftalatos, a forma mais macia e flexível de PVC está em produtos de encanamento, isolamento de cabos elétricos, roupas, tubos médicos e outros produtos semelhantes.

Mais Informações sobre este assunto”Tipos de Plástico” na Internet:

Artigo Publicado em: 9 de novembro de 2020 e Atualizado em: 06 de março de 2023

Descartáveis com Amor? Compartilhe