Poliestireno: O que é Poliestireno? O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria-prima dos Copos Descartáveis, de lacres de barris de chope e de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.
O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido em Portugal sob o nome de esferovite e no aqui em território Brasileiro sob o nome de isopor, é um plástico celular e rígido com variedade de formas e aplicações, e que apresenta-se como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos.
É bastante utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas para armazenamento de bebidas e alimentos. Sua presença no mercado consumidor, onde sua participação tem sido crescente, é fortalecida por sua leveza, sua capacidade de isolamento térmico e seu baixo custo.
Para sua produção, a matéria-prima passa por um processo de transformação física constituída de três etapas:
Poliestireno. Poliestireno também é usado para fazer Copos. Os plásticos rígidos e também os espumosos macios. A popular marca de espuma de poliestireno é chamado de isopor TM. O poliestireno é uma das formas mais comuns de plástico. A GoldenPlast Fabrica de Copos descartáveis produz copos de qualidade com o Poliestireno.
Quem descobriu o poliestireno? O produto é um polímero composto por monômeros de estireno, um tipo de hidrocarboneto líquido fabricado a partir do petróleo. Quando em temperatura ambiente, o poliestireno é encontrado apenas em estado sólido. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do isopor foi o pesquisador Eduard Simon.
O que é PS cristal? Poliestireno Cristal (GPPS) O poliestireno cristal ou GPPS (sigla para General Purpose Polystyrene, para uso geral) é um polímero obtido através do monômero de estireno: transparente, rígido, atóxico, com excelente qualidade dimensional, de fácil processamento e coloração.
Quando corretamente descartado, material movimenta economicamente toda uma cadeia de cooperativas e usinas recicladoras, além de promover o consumo consciente.
Durante sua vida útil, o EPS (poliestireno expandido) oferece diversas vantagens para as edificações, como maior conforto térmico e redução de cargas sobre estruturas e fundações. A lista de benefícios continua mesmo após reformas ou demolições, afinal, o material descartado é totalmente reciclável.
“Atualmente, a Reciclagem do EPS no Brasil gira em torno de apenas 30% (trinta) de todo o material coletado no pós-consumo”
Somente em 2016, foram reaproveitadas mais de 35 (trinta e cinco) mil toneladas do material. Por outro lado, o descarte como resíduo comum é considerado irregular, pois se trata de substância não biodegradável, ou seja, que não entra em decomposição naturalmente.
“A reciclagem faz o EPS, assim como todos os plásticos, retornar ao ciclo produtivo, proporcionando diversos benefícios no pós-consumo”
A reciclagem gera ganhos que vão além dos ambientais, pois é fonte de trabalho e, consequentemente, de renda para cooperativas e catadores de materiais.
“Há, ainda, economia de energia no processo produtivo, promoção do consumo consciente, entre muitos outros pontos positivos”, analisa
O EPS reciclado pode ser utilizado na
Utilizando com exemplo, na confecção de móveis, o material é aplicado em pufes, no enchimento de
Também é aproveitado na fabricação de materiais escolares, como canetas esferográficas e réguas.
“Na construção civil, o EPS reciclado é misturado à areia e ao cimento para preparação de concreto leve, muito utilizado no preenchimento de lajes. O aproveitamento também ocorre na fabricação de telhas termoacústicas (sanduíche), rodapés, decks para piscinas, elementos de decoração, materiais isolantes térmicos e acústicos, entre outros”, exemplifica.