Poliestireno: O que é Poliestireno?

Poliestireno: O que é Poliestireno?

Poliestireno: O que é Poliestireno? O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria-prima dos Copos Descartáveis, de lacres de barris de chope e de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.

Poliestireno: O que é Poliestireno?

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido em Portugal sob o nome de esferovite e no aqui em território Brasileiro sob o nome de isopor, é um plástico celular e rígido com variedade de formas e aplicações, e que apresenta-se como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos.

É bastante utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas para armazenamento de bebidas e alimentos. Sua presença no mercado consumidor, onde sua participação tem sido crescente, é fortalecida por sua leveza, sua capacidade de isolamento térmico e seu baixo custo.

Para sua produção, a matéria-prima passa por um processo de transformação física constituída de três etapas:

  • Pré-expansão,
  • Armazenamento Intermediário e
  • Moldagem.

Para que é Usado?

Poliestireno. Poliestireno também é usado para fazer Copos. Os plásticos rígidos e também os espumosos macios. A popular marca de espuma de poliestireno é chamado de isopor TM. O poliestireno é uma das formas mais comuns de plástico. A GoldenPlast Fabrica de Copos descartáveis produz copos de qualidade com o Poliestireno.

Quem descobriu o poliestireno?

Quem descobriu o poliestireno? O produto é um polímero composto por monômeros de estireno, um tipo de hidrocarboneto líquido fabricado a partir do petróleo. Quando em temperatura ambiente, o poliestireno é encontrado apenas em estado sólido. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do isopor foi o pesquisador Eduard Simon.

O que é PS Cristal?

O que é PS cristal? Poliestireno Cristal (GPPS) O poliestireno cristal ou GPPS (sigla para General Purpose Polystyrene, para uso geral) é um polímero obtido através do monômero de estireno: transparente, rígido, atóxico, com excelente qualidade dimensional, de fácil processamento e coloração.

Vantagens de Reciclar o Poliestireno Expandido (EPS)

Quando corretamente descartado, material movimenta economicamente toda uma cadeia de cooperativas e usinas recicladoras, além de promover o consumo consciente.

Durante sua vida útil, o EPS (poliestireno expandido) oferece diversas vantagens para as edificações, como maior conforto térmico e redução de cargas sobre estruturas e fundações. A lista de benefícios continua mesmo após reformas ou demolições, afinal, o material descartado é totalmente reciclável.

Reciclagem do Poliestireno EPS

“Atualmente, a Reciclagem do EPS no Brasil gira em torno de apenas 30% (trinta) de todo o material coletado no pós-consumo”

Somente em 2016, foram reaproveitadas mais de 35 (trinta e cinco) mil toneladas do material. Por outro lado, o descarte como resíduo comum é considerado irregular, pois se trata de substância não biodegradável, ou seja, que não entra em decomposição naturalmente.

Poliestireno: O que é Poliestireno? Fábrica de Descartáveis SP

“A reciclagem faz o EPS, assim como todos os plásticos, retornar ao ciclo produtivo, proporcionando diversos benefícios no pós-consumo”

A reciclagem gera ganhos que vão além dos ambientais, pois é fonte de trabalho e, consequentemente, de renda para cooperativas e catadores de materiais.

“Há, ainda, economia de energia no processo produtivo, promoção do consumo consciente, entre muitos outros pontos positivos”, analisa

Pode virar o que na Transformação do EPS?

O EPS reciclado pode ser utilizado na

  • Construção Civil, na
  • Indústria de Mobiliário, na
  • Confecção de Itens Domésticos, em
  • Calçados, entre
  • outros.

Utilizando com exemplo, na confecção de móveis, o material é aplicado em pufes, no enchimento de

  • Bancos, em
  • Vasos de Flores e
  • Molduras de Quadros.

Também é aproveitado na fabricação de materiais escolares, como canetas esferográficas e réguas.

“Na construção civil, o EPS reciclado é misturado à areia e ao cimento para preparação de concreto leve, muito utilizado no preenchimento de lajes. O aproveitamento também ocorre na fabricação de telhas termoacústicas (sanduíche), rodapés, decks para piscinas, elementos de decoração, materiais isolantes térmicos e acústicos, entre outros”, exemplifica.

Produtos biodegradáveis são a Solução?

 

Descartáveis com Amor? Compartilhe