Conheça os Principais Tipos de Facas

Tipos de Facas. A maioria das tarefas de corte na cozinha são realizáveis com uma boa faca. Dito isso, uma lâmina projetada especificamente para uma finalidade pode trazer mais facilidade e precisão ao corte. As facas certas irão incentivá-lo a preparar os alimentos com confiança e criatividade.

Neste artigo, conheça os tipos mais populares de facas de cozinha e as tarefas para as quais elas foram projetadas.

Tipos de Facas

Provavelmente, existem mais de uma dúzia de tipos diferentes de facas de cozinha, algumas versáteis, outras dedicadas a um uso específico.

As facas nesta lista são mais populares para trabalhos diários de preparação e para servir comida:

Faca do Chef

Também chamada de faca de cozinheiro, essa é a lâmina mais importante da sua cozinha. Tem uma lâmina larga afunilando para cima até um ponto, permitindo que ela balance para frente e para trás para picar rapidamente. O tamanho, geralmente, é escolhido levando em consideração o tamanho das mãos do cozinheiro.

Como precisa suportar o uso frequente, geralmente a parte inferior de sua lâmina se estende por todo o comprimento e a largura do cabo da faca. Isso garante melhor estabilidade e durabilidade.

A faca do chef pode ser usada para quase todas as tarefas de corte na cozinha, desde cortar frango até cortar cenouras. É por isso que é o item obrigatório em todas as coleções de facas de cozinha.

Faca Utilitária

Medindo entre 10 e 17 cm de comprimento, é geralmente usada para cortar alimentos pequenos demais para uma faca de chef.

Não é ideal para cortar ou fatiar itens grandes, mas a lâmina estreita e a ponta pequena permitem lidar com tarefas como fatiar mais fino, aparar e filetar ainda melhor do que uma faca de chef.

Tesoura de Cozinha

Embora as tesouras não sejam tecnicamente um tipo de faca, elas podem ser usadas no lugar de uma faca. Tesouras de cozinha são tesouras com lâminas grossas e fortes para manusear vários materiais alimentares.

São úteis para cortar ervas, cortar frango, preparar camarão, polvo e muitas outras tarefas de corte. Para muitos cozinheiros domésticos, são as favoritas para fatiar pizza.

Faca de Pão

Facas de pão são usadas para cortar pão, bolos e, às vezes, carne, aves e frutos do mar. São projetadas de forma a permitir que você corte o pão sem empurrá-lo para baixo ou esmagá-lo.

A faca de pão pertence ao espectro mais longo de facas de cozinha. Pode ter cerca de 40 centímetros de comprimento. Sua lâmina é estreita e reta, e sempre serrilhada, com grandes “dentes” ao longo dela.

Cutelo

O cutelo é, geralmente, a faca mais volumosa e pesada da cozinha.

Um cutelo típico tem uma lâmina muito larga com pouca ou nenhuma base. Esse design permite cortar ossos, carne e materiais duros e grossos, como abóbora em um movimento de corte.

Com uma lâmina larga e pesada, o cutelo também é ideal para bater e pulverizar carnes, aves e peixes, e esmagar alho.

Faca de Mesa

Também chamadas de facas de bife, são pequenas facas usadas na mesa para cortar alimentos cozidos durante a refeição. São ótimas para bife, frango e peixe.

Podem vir com bordas serrilhadas, semi-serrilhadas ou não serrilhadas. Facas serrilhadas permanecem afiadas por um longo período de tempo sem afiar. Facas não serrilhadas tornam-se cegas mais rapidamente, mas também são mais fáceis de afiar.

Facas Descartáveis

Com a invenção do plástico, os inventores puderam começar a experimentar outros modelos de utensílios de cozinha e a faca está presente em vários deles.

Embora muitos utensílios ainda sejam encontrados em metal, o plástico, agora, tem muitas aplicações na indústria de louças. Também abriu novas possibilidades. Como os utensílios descartáveis. Isso eliminou a necessidade de usar água, eletricidade e mão de obra para lavá-los.

Pensando sempre na praticidade dos nossos clientes, as facas descartáveis Goldenplast são uma ótima opção para garantir que seus convidados ou clientes tenham uma maneira segura e higiênica de desfrutar de sua comida.

Mais Informações sobre “Tipos de Facas” na Internet:
Descartáveis com Amor? Compartilhe