Como Fazer Pratos Bonitos e Apresentáveis

Pratos Bonitos e Apresentáveis. Você já se sentou diante de um prato de comida que parecia tão irresistível e bonito que teve que parar e admirá-lo antes de mergulhar com o garfo?

Por que a comida parece tão impressionante às vezes, mas não nas outras? Como preparar um prato que o tenta a pegar seu telefone para uma foto na mesa? Os segredos da apresentação não são apenas para estilistas e chefs. Com algumas técnicas simples, você também pode montar pratos que parecem tão maravilhosos quanto saborosos. Continue a leitura e saiba mais.

Porque Fazer Pratos Bonitos e Apresentáveis

Mesmo que você não trabalhe em um restaurante ou em uma revista de culinária, haverá momentos em que é importante fazer com que seus pratos tenham uma boa aparência. Por exemplo:

  • Ao dar um jantar;
  • Ao tentar impressionar em um encontro;
  • Quando você quiser exibir no Instagram um prato que você mesmo fez.

Algumas Dicas

Você não precisa de equipamentos sofisticados ou habilidades altamente técnicas para fazer isso. Existem alguns princípios e técnicas que qualquer pessoa pode aprender para fazer seus pratos parecerem tão deliciosos quanto realmente estão.

Tamanho dos Pratos

Coloque a comida em pratos (ou travessas) que façam a comida parecer abundante, mas deixe um pouco de espaço entre a borda e a comida.

Se o prato for muito grande, a comida parecerá perdida. Se o prato for muito pequeno, parecerá cheio demais. Portanto, escolha um prato (e uma quantidade de comida) que faça o prato parecer generoso, mas deixe uma borda ainda visível.

Os pratos devem ter algum espaço nas bordas. Para as tigelas, lembre-se que elas devem parecer cheias, mas não com comida amontoada. Ao encher uma travessa, siga a forma da travessa enquanto organiza a comida e deixe pelo menos um quarto a um terço do volume do prato vazio nas bordas.

Cor dos Pratos

Opte por pratos brancos. Se você percorrer o feed do Instagram de quase qualquer mídia de alimentos, notará que a maioria dos pratos é branca ou principalmente branca – e o resto tende a ser de cores naturais e suaves, como azul pastel.

Isso ocorre porque cores fortes e brilhantes competem com a comida (e os restaurantes sabem disso!). Você não pode errar com cores brancas ou esbranquiçadas.

Formato dos Pratos e das Travessas

Escolha pratos e travessas curvas. Esta não é uma regra rígida, mas muitas vezes é mais fácil fazer com que a comida pareça mais bem apresentável em pratos e travessas arredondados do que em quadrados ou retangulares.

Demonstrando Abundância

Ao considerar entre o que é bonito e o que é gostoso, o gostoso deve sempre prevalecer. Afinal, o objetivo é fazer as pessoas sentirem vontade de comer. Felizmente, essas duas coisas não costumam estar em desacordo.

A comida geralmente é mais bonita quando é mais gostosa e parece abundante e bem preparada. As pessoas respondem ao escurecimento caramelizado, às ervas verdes brilhantes e cores frescas. Aqui estão algumas dicas para deixar o prato ainda mais bonito (e mais saboroso):

  • Empilhe os alimentos em vez de espalhá-los. Se você estiver servindo duas fatias de bolo de carne, por exemplo, coloque uma em cima da outra. Isso ajuda a dar uma sensação de abundância;
  • Não aglomere a comida. O espaço negativo se aplica aqui da mesma forma que no mundo da arte. Deixar espaço ao redor da comida ajuda a chamar a atenção para a comida real.

Limpando os Respingos

Esta é uma das maneiras mais simples e mais facilmente esquecidas de fazer um prato, uma travessa ou mesmo caçarola de comida parecer mais apresentável.

Depois de colocar a comida no prato, mas antes de enfeitar, passe um guardanapo limpo nas bordas do prato ou da travessa, apenas para limpar quaisquer impressões digitais ou manchas de comida.

Decorando o Prato

Qualquer prato que você ame e queira servir pode e deve ser decorado. Os dias em que cada prato tinha uma pilha de salsa crespa e uma cama de alface se foram, mas as guarnições são eternas para a comida.

Um bom enfeite é sempre comestível e geralmente é discreto. Uma guarnição pode ser tão simples quanto algumas ervas picadas, um pouco de creme de leite ou até mesmo um pouco de pimenta moída grosseiramente ou sal em flocos.

Basta pensar no que daria um toque de cor, sabor ou textura contrastantes. As melhores guarnições são os ingredientes que já estão no prato, por exemplo:

  • Folhas de aipo podem enfeitar recheios com aipo;
  • Raspas de limão podem enfeitar uma torta de limão.

Outra chave para fazer a maioria dos pratos parecerem bonitos o suficiente para atrair um momento de admiração é o contraste, principalmente entre a cor e a textura. Por exemplo: Frango branco e bolinhos? Coloque um pouco de pimenta. No final, qualquer coisa próxima e natural pode dar aquele último toque de contraste e romance.

Mas lembre-se que você nunca pode errar com os Descartáveis Goldenplast: a Goldenplast está comprometida com a praticidade dos nossos clientes. Nossos produtos são uma ótima opção para o momento de servir seus convidados de uma maneira elegante, higiênica, prática e rápida.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Descartáveis com Amor? Compartilhe