Com o passar dos anos, a preocupação com os impactos do plástico no meio ambiente vem crescendo cada vez mais. Por isso, muitas empresas adotaram a utilização de Plástico Biodegradável para minimizar futuros danos à natureza.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor o que é o plástico biodegradável, assim como os produtos feitos a partir dele.
O plástico está cada vez mais presente em nossas vidas, seja por meio de embalagens, decorações, móveis e até mesmo na construção civil. Existem diversos tipos de plásticos, cada um deles pode ser originado por resinas de petróleo, conhecidas como polímeros.
Os tipos são classificados de acordo com a extensão e estrutura desses polímeros. Essas cadeias de plásticos podem ser divididas em dois grandes grupos, a dos termoplásticos (sacolas, embalagens e garrafas PET) e a dos termorrígidos (lentes de óculos, peças de televisores e utensílios de cozinha).
O plástico biodegradável é aquele que deriva de produtos vegetais, como a celulose, amido e chitina, por exemplo. Seu uso em grande escala é capaz de substituir as resinas comuns que derivam de fontes não renováveis como o petróleo.
Esse tipo de plástico é conhecido pela sua rápida decomposição, causada por micro-organismos ao entrar em contato com o solo, o ar, a umidade e a luz solar. Essa degradação deve ocorrer em menos de 180 dias, segundo normas internacionais.
Engana-se quem pensa que por ser biodegradável, esse tipo de plástico poderá ser descartado em qualquer lugar. Apesar de ser menos nocivo ao meio ambiente, os biodegradáveis devem ter como destino a compostagem e não os aterros ou a natureza.
De modo geral, pode-se dizer que a compostagem é um modo natural de reciclagem. O termo compostagem se refere ao processo de degradação biológica de matérias orgânicas sob a influência de condições aeróbias.
Derivado da compostagem, o composto é uma mistura de resíduos orgânicos e substratos que tem como principal função fertilizar cultivos vegetais.
Um dos principais benefícios dessa técnica é que a utilização desse composto reduz a necessidade do uso de fertilizantes e pesticidas em plantações. Além disso, a compostagem auxilia na prevenção da poluição, do gás metano e do chorume, limpando solos contaminados e ajudando na regeneração daqueles solos considerados pobres de nutrientes.
Na Goldenplast, todos os produtos descartáveis já são confeccionados a partir de compostos biodegradáveis. Nossa produção conta com o auxílio de aditivos derivados, principalmente, do óleo de coco da palmeira.
Em nossa fórmula, misturamos resinas pró-degradantes à base de ácido graxo, terras raras e lubrificantes que transformam polímeros, como o polietileno, polipropileno, PET e poliestireno, em produtos biodegradáveis.
O Go Green P-Life, o aditivo que utilizamos para tornar nossos produtos biodegradáveis, é o único produto no mundo que passou no teste de biodegradabilidade SPCR141, do Instituto SP (agora chamado de RISE): o instituto científico mais respeitado da Escandinávia.
O certificado SPCR141 é um padrão rigoroso de aprovação / reprovação criado pelo Instituto SP especificamente para testar a biodegradabilidade de aditivos plásticos em relação a PE e PP. É de longe o mais abrangente e rigoroso teste de biodegradabilidade disponível na indústria. Leva, no mínimo, 2 anos para ser conduzido em ambientes reais. Até agora, o princípio ativo P-Life é o único no mundo a conseguir passar por essa certificação.
O certificado de biodegradabilidade conclui o seguinte: “91% de biodegradabilidade foi alcançada sem atingir uma fase de platô. Este resultado tem duas implicações importantes. O mais importante é que é possível criar materiais que se biodegradem no solo em 2 anos, período em que o teste é feito. Também indica que o risco de fragmentos plásticos permanecerem no solo indefinidamente é muito baixo”.
Conheça nossa linha completa de produtos descartáveis e leve mais praticidade para o seu dia a dia.
Artigo Publicado em: 26 de outubro de 2020 e Atualizado em: 19 de dezembro de 2022