O que é Plástico Biodegradável?

Plástico Biodegradável. Com o passar dos anos, a preocupação com os impactos do plástico no meio ambiente vem crescendo cada vez mais. Por isso, muitas empresas adotaram a utilização de plásticos biodegradáveis, para minimizar futuros danos a natureza.

Continue a leitura deste artigo e entenda melhor o que é o plástico biodegradável, assim como os produtos feitos a partir dele.

Plástico Biodegradável

O Que É Plástico?

O plástico está cada vez mais presente em nossas vidas, seja por meio de embalagens, decorações, móveis e até mesmo na construção civil. Existem diversos tipos de plásticos, cada um deles pode ser originado por resinas de petróleo, conhecidas como polímeros.

Os tipos são classificados de acordo com a extensão e estrutura desses polímeros. Essas cadeias de plásticos podem ser divididas em dois grandes grupos, a dos termoplásticos (sacolas, embalagens e garrafas PET) e a dos termorrígidos (lentes de óculos, peças de televisores e utensílios de cozinha).

O Que É Plástico Biodegradável?

O plástico biodegradável é aquele que deriva de produtos vegetais como a celulose, amido e chitina, por exemplo. Seu uso em grande escala é capaz de substituir as resinas comuns que derivam de fontes não renováveis como o petróleo.

Esse tipo de plástico é conhecido pela sua rápida decomposição, causada por micro-organismos ao entrar em contato com o solo, ar, umidade e luz solar. Essa degradação deve ocorrer em menos de 180 dias, segundo normas internacionais.

Engana-se quem pensa que por ser biodegradável, esse tipo de plástico poderá ser descartado em qualquer lugar. Apesar de ser menos nocivo ao meio ambiente, os biodegradáveis devem ter como destino a compostagem e não os aterros ou natureza.

Compostagem e Seus Benefícios

De modo geral, pode-se dizer que a compostagem é um modo natural de reciclagem. O termo compostagem se refere ao processo de degradação biológica de matérias orgânicas sob a influência de condições aeróbias.

Derivado da compostagem, o composto é uma mistura de resíduos orgânicos e substratos que tem como principal função fertilizar cultivos vegetais.

Um dos principais benefícios dessa técnica é que a utilização desse composto reduz a necessidade do uso de fertilizantes e pesticidas em plantações. Além disso, a compostagem auxilia na prevenção da poluição, gás metano e do chorume, limpando solos contaminados e ajudando na regeneração daqueles solos considerados pobres de nutrientes.

Biodegradáveis Goldenplast

Na Goldenplast, todos os produtos descartáveis já são confeccionados a partir de compostos biodegradáveis. Nossa produção conta com o auxílio de aditivos derivados principalmente do óleo de coco da palmeira.

Em nossa fórmula, misturamos resinas pró-degradantes à base de ácido graxo, terras raras e lubrificantes que transformam polímeros como o polietileno, polipropileno, PET e poliestireno em produtos biodegradáveis.

Fundada em 1986, a Goldenplast é uma empresa que desde sua origem atua na fabricação de utilidades domésticas. No ano de 2006 iniciou o projeto de fabricação de materiais descartáveis voltados para a área de alimentação, tais como pratos, talheres, mexedores de café entre outros produtos fabricados de acordo a necessidade do cliente. Conheça nossa linha completa de produtos descartáveis e leve mais praticidade para o seu dia-a-dia.

Referência: Eco Ventures Bioplastics

Descartáveis com Amor? Compartilhe