Dicas de Marketing para Seu Restaurante Faturar no Fim de Ano. Com todo o estresse que vem durante o fim de ano, os clientes estão sempre à procura de um lugar para fazer uma ótima refeição sem precisar cozinhar para si mesmos.
Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essa oportunidade, escrevemos este artigo com algumas ideias de marketing para seu restaurante, bar ou café que vão turbinar seus lucros nesta temporada. Continue a leitura para saber mais.
Quando você estiver se esforçando para criar ofertas e eventos especiais de fim de ano, certifique-se de informar seus clientes sobre isso. As plataformas de mídia social são ótimas para compartilhar todas as promoções que seu restaurante faz e se seus clientes estiverem satisfeitos com o que você está fazendo, provavelmente também compartilharão o que está acontecendo com seus amigos.
Você pode simplesmente anunciar seus especiais ou fazer promoções como: “Mostre esta postagem a um amigo e garanta 10% de desconto em sua conta”.
Publique o menu do dia ou fotos dos seus pratos e crie um evento no Facebook para aumentar o engajamento em seus posts e o interesse em participar.
Ao oferecer bebidas, sobremesas, entradas e aperitivos com temas natalinos, você pode ajudar seus convidados a relaxar, descontrair e aproveitar a estação.
Experimente oferecer pratos tradicionais ou incorpore alguns coquetéis exclusivos do feriado em seu menu de bebidas. Lembre-se de manter o tema geral do seu estabelecimento, mas não tenha medo de ser criativo com as adições de férias.
Se você tiver um espaço para eventos ou uma sala de jantar separada em seu estabelecimento, pense em comercializá-lo como uma área para reuniões familiares e festas particulares.
Tente colocar panfletos na área do bar ou restaurante, anunciar no jornal local ou fazer posts para avisar seus seguidores nas redes sociais para reservar o espaço. Você pode optar por simplesmente alugar a área ou também oferecer serviços de buffet.
Não se esqueça de decorar essa área para a estação para criar uma atmosfera íntima e caseira.
Falando em festas, por que não fazer a sua? Essa ideia aplica-se especialmente aos bares, onde os clientes sabem que podem sempre ir para se divertir.
Você pode hospedar um evento específico ou simplesmente oferecer aos convidados um lugar aconchegante para assistir à contagem regressiva da véspera de Ano Novo.
Ou escolha algo divertido, como uma festa de Natal com suéter, onde você oferece um prêmio para o convidado com o suéter mais feio. Apenas certifique-se de promover seu evento com antecedência, porque muitas pessoas gostam de fazer planos com antecedência.
Cartões-presente oferecem uma maneira fácil de seus clientes presentearem seus entes queridos com sua deliciosa comida.
Um método fácil de melhorar as vendas de cartões-presente durante esse período é oferecer aos clientes um incentivo extra com a compra de um cartão-presente. Por exemplo, você pode vender cartões com desconto (cartão-presente de R$ 50 por R$ 45) ou oferecer um cartão-presente gratuito de R$ 10 a cada compra de cartão-presente de R$ 50.
É difícil resistir a comida de graça, então os convidados podem acabar comprando para seus amigos, familiares e até para si mesmos!
O espírito de doação está no ar durante os feriados e os clientes podem ser mais propensos a patrocinar sua empresa se souberem que sua refeição ajuda a contribuir para uma causa nobre.
Tente escolher um item de menu específico, como um prato especial de feriado, e informe aos clientes que uma porcentagem dos lucros de cada um desses pratos pedidos irá para uma instituição de caridade específica.
Outra opção seria dedicar uma noite inteira para doar e prometer reservar uma parte dos lucros de todo o jantar para sua causa favorita. Não importa como você decida configurá-lo, doar, com certeza, colocará os clientes em um clima alegre enquanto faz com que novas pessoas experimentem sua comida.
Enviar a seus clientes um cartão de Natal pelo correio ainda é uma maneira eficaz e barata de lembrá-los sobre sua empresa. Tente apresentar fotos apetitosas para fazê-los desejar suas entradas ou seus coquetéis exclusivos, e inclua um cupom ou uma oferta especial no cartão. Dessa forma, os clientes têm uma motivação extra para visitar o seu restaurante.
Você também pode enviar e-cards, mas usar essa estratégia corre o risco de sua promoção se perder nas outras centenas de e-mails que seus clientes recebem todos os dias. Além disso, quem não gosta de receber um bom cartão de Natal à moda antiga?
Oferecer promoções para as festas de final de ano é uma maneira relativamente fácil de atrair clientes ao seu restaurante.
Não apenas os novos clientes estarão mais propensos a experimentar seu estabelecimento com um cupom ou vale-presente, mas seus clientes existentes apreciarão seus esforços para recompensar sua lealdade.
Experimente algumas dessas promoções em restaurantes e ajude seus convidados a terem experiências gastronômicas memoráveis nesta temporada.