A contaminação cruzada ocorre quando bactérias nocivas são transferidas para os alimentos, o que pode levar a sérios riscos à saúde, como intoxicação alimentar ou exposição não intencional a alérgenos alimentares.
Evitar a contaminação cruzada ajuda a economizar tempo e dinheiro que seriam desperdiçados em alimentos mal manipulados. Ao fazer um esforço para evitar a contaminação cruzada, você pode criar um ambiente de cozimento que promova a segurança alimentar.
Continue a leitura para saber mais sobre a contaminação cruzada e como preveni-la.
A contaminação cruzada ocorre quando micro-organismos causadores de doenças, como bactérias e vírus, são transferidos de um alimento para outro. Como resultado, é uma das principais causas de doenças transmitidas por alimentos.
O contato cruzado é mais frequentemente causado por tábuas de corte, mãos ou utensílios de cozinha não lavados. Enquanto cozinhar em temperaturas seguras mata bactérias perigosas, a maior parte da contaminação de alimentos ocorre quando as bactérias em um alimento cru interagem com alimentos que não precisam ser cozidos.
Você pode prevenir doenças causadas por alimentos se estiver ciente do risco de contaminação em cada etapa do processo de preparação de alimentos. É possível contaminar os alimentos antes de serem preparados, durante o preparo e até mesmo quando são servidos ao seu cliente.
Ensinar toda a sua equipe a evitar a contaminação cruzada pode ajudar a manter seus alimentos seguros desde o momento em que chegam à sua cozinha até serem entregues nas mesas de seus clientes.
A organização adequada dos alimentos na geladeira é importante para evitar a contaminação cruzada, pois muitos tipos de alimentos, geralmente, são armazenados em um só lugar.
Nesse ambiente, os contaminantes podem se espalhar facilmente de um alimento para outro se não estiverem devidamente protegidos ou organizados.
Ao organizar sua cozinha, mantenha carnes cruas e laticínios em recipiente
s bem fechados e resistentes. Se o espaço e o orçamento permitirem, armazene em unidades de refrigeração separadas de suas frutas, de seus legumes e de outros produtos prontos para o consumo.
Mesmo que os alimentos tenham sido armazenados adequadamente, ainda existe a possibilidade de contaminação cruzada quando sua equipe começar a preparar as refeições. Use as seguintes práticas de preparação para evitar a contaminação cruzada de alimentos:
Às vezes, os contaminantes persistem nas mãos e roupas de seus funcionários. Aqui estão algumas maneiras de evitar a contaminação cruzada:
A prevenção de contaminação não termina até que a comida seja levada à mesa do seu cliente, já que pode ocorrer se os utensílios, copos e pratos forem manuseados incorretamente enquanto as mesas são arrumadas ou limpas. Para evitar a contaminação ao servir comida aos seus convidados, considere as seguintes dicas:
Para evitar a contaminação cruzada em sua cozinha, é importante praticar hábitos sanitários durante todo o processo de preparação dos alimentos.
Manter seus alimentos seguros significa familiarizar seus funcionários com técnicas e produtos para evitar a contaminação cruzada.