Doenças Transmitidas por Alimentos. Nenhum proprietário de restaurante quer essas palavras associadas ao seu estabelecimento. Para garantir que seus alimentos sejam seguros, muitas horas são dedicadas à educação e ao treinamento contínuo dos funcionários.
A higiene das mãos e o uso de luvas descartáveis são uma parte importante do manuseio seguro dos alimentos. O que também pode ajudar a diminuir os riscos de contaminação é a utilização de utensílios descartáveis, como copos, talheres e até mesmo pratos, uma vez que esse tipo de material limita a exposição aos contaminantes, por serem de uso único.
Continue a leitura e compreenda como os Descartáveis Goldenplast podem ajudar a evitar a propagação de Doenças Transmitidas por Alimentos.
O problema das doenças de origem alimentar têm consequências reais – tanto para os clientes quanto para os estabelecimentos. Os sintomas de doenças transmitidas por alimentos incluem:
Eles podem variar de leves a graves, e causar até a morte.
As doenças transmitidas por alimentos podem afetar qualquer pessoa que ingira alimentos contaminados; no entanto, certas populações são mais suscetíveis a adoecer com maior gravidade da doença. Essas populações incluem bebês e crianças, idosos, mulheres grávidas, pessoas que tomam certos tipos de medicamentos ou imunodeprimidos (por exemplo, pacientes com câncer, diabéticos).
Para prevenir doenças transmitidas por alimentos é necessário entender como os alimentos se tornam impróprios para consumo e quais medidas proativas podem ser tomadas para mantê-los seguros.
Um componente crítico para o manuseio seguro dos alimentos é usar luvas e realizar uma adequada higiene das mãos. “Germes de banheiro” como E. coli, Staphylococcus, Giardia, Hepatite A, Shigella podem ser transmitidos das mãos para os alimentos. A contaminação cruzada também pode ocorrer, transferindo patógenos como a salmonella.
Mas mesmo que os funcionários fossem sempre diligentes em lavarem as mãos, só lavar as mãos não é suficiente para prevenir doenças de origem alimentar. A lavagem rotineira das mãos não remove todas as bactérias e leva apenas uma pequena quantidade para deixar alguém doente. Uma barreira adicional, como uma luva descartável, é necessária.
Além de uma lavagem adequada das mãos e do uso de luvas descartáveis, também é necessário seguir outras regras de segurança alimentar, como o uso de produtos separados ao lidar com diferentes tipos de produtos alimentícios.
Use diferentes tábuas de corte e recipientes separados para carnes cruas, vegetais e produtos agrícolas, e alimentos cozidos. Você pode optar por um sistema codificado por cores para ajudar a equipe a manter o controle.
O uso de utensílios descartáveis, como copos, talheres e pratos, também pode ajudar a diminuir os riscos de contaminação e até mesmo facilitar os procedimentos de higiene após a utilização. Como esse tipo de material é de uso único, ele limita a exposição a qualquer tipo de micro-organismo.
Após a utilização, os materiais devem ser descartados adequadamente para eliminar o risco de outros clientes serem expostos a itens que possam ter alguma contaminação.
Caso os principais utensílios não sejam substituídos por descartáveis, os cuidados com a limpeza devem ser triplicados. Tanto para preservar a saúde dos funcionários que terão contato com eles quanto para os próximos clientes que os utilizarão.
Mantenha a reputação do seu restaurante intacta e reduza a propagação de doenças transmitidas por alimentos, praticando bons hábitos de segurança alimentar. Implementar programas para prevenir esses problemas fará com que seus clientes se sintam seguros ao almoçar ou jantar em seu estabelecimento.