Como a Indústria de Reciclagem Gera Empregos. A indústria de reciclagem cresceu rapidamente nas últimas décadas e esse boom se traduziu em benefícios sociais, ambientais e econômicos para a sociedade.
Uma delas é a criação de empregos na indústria de reciclagem, bem como as oportunidades de trabalho autônomo na reciclagem. Existem também várias opções de treinamento disponíveis para os interessados em seguir carreira na indústria de reciclagem.
Continue a leitura e compreenda como a reciclagem cria empregos e impulsiona a economia.
Existem inúmeras indústrias locais, nacionais e internacionais que dependem de materiais recicláveis. Quando você opta por reciclar seus descartes, empregos são criados em:
A reciclagem, a reutilização e a remanufatura criam muito mais empregos do que enterrar ou queimar nossos descartes. Na verdade, 86% do total de empregos com o gerenciamento de nossos descartes vêm de atividades de reciclagem, embora reciclemos apenas cerca de um terço de nossos descartes.
O gerenciamento de resíduos sólidos é um processo altamente mecanizado que é realizado com uma quantidade modesta de mão de obra.
A reciclagem, por outro lado, pode exigir muito mais mão-de-obra. Envolve as atividades de coleta, classificação e processamento, bem como outras funções de apoio, como operações de instalações, vendas e suporte logístico.
A reciclagem é um processo integrado que começa com a coleta de material reciclável em locais como residências, pontos de entrega, construção e centros de demolição e empresas.
Após a coleta, esses materiais recicláveis passam por um processo de triagem minucioso para separar vários materiais, bem como mercadorias de diferentes qualidades.
Por exemplo, na reciclagem de têxteis, uma porcentagem de roupas usadas pode ser utilizada sem processamento adicional. As roupas reutilizáveis podem ser revendidas ou distribuídas após a lavagem.
Para a reciclagem de plástico, papel, metal e vidro, os itens coletados passam por um rigoroso processo para serem utilizados como matéria-prima para a produção de novos bens.
Desde a coleta de materiais até sua venda, as empresas de reciclagem precisam de vários níveis de funcionários qualificados e semiqualificados para realizar trabalhos na indústria de reciclagem.
Muitas empresas e associações de reciclagem desempenham um papel significativo na construção da consciência social, fornecendo serviços de treinamento em reciclagem.
A ONU estima que as iniciativas de desenvolvimento sustentável podem criar 60 milhões de novos empregos, com a reciclagem sendo um dos oito setores-chave de crescimento.
Atualmente, cerca de 15 a 20 milhões de catadores ganham a vida com o lixo descartado. Esses trabalhadores enfrentam condições perigosas e são rejeitados pela sociedade, mas prestam serviços essenciais à comunidade e ao meio ambiente, reduzindo a poluição e as emissões de gases de efeito estufa dos resíduos.
A formalização desse setor oferece grandes oportunidades para melhorar as condições sanitárias, aumentar a recuperação de materiais e aliviar a pobreza nas cidades em desenvolvimento do mundo. Muitas iniciativas estão em andamento para formar cooperativas e acordos formais entre catadores e governos locais.
A reciclagem gera empregos e impulsiona nossa economia. Faça sua parte, separe o seu lixo reciclável e incentive seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.