Fidelização de Clientes. Todo mundo tem um restaurante favorito. Mas há muitas oportunidades para os clientes se perderem. Manter negócios consistentes com clientes regulares é um modelo de negócios crítico (mas desafiador) para proprietários de restaurantes.
Continue a leitura deste artigo e compreenda como você garante que os clientes permaneçam dentro de seu restaurante para suas refeições.
Os Programas de Fidelidade do Cliente tornaram-se o principal impulsionador de vendas para muitas cadeias de restaurantes. A maioria dos restaurantes estima que os clientes recorrentes gastam pelo menos 60% a mais do que os clientes que fizeram a primeira visita ao restaurante durante uma única refeição.
Na batalha interminável pela fidelidade do cliente, muitos pequenos donos de restaurantes com orçamentos de marketing apertados tendem a se sentir como o azarão.
Surpreendentemente, oferecer motivos para uma nova visita, como uma boa refeição, um ótimo serviço e uma experiência positiva, não tem nada a ver com a metragem quadrada do seu estabelecimento ou o número de filiais da sua marca.
O tamanho e o orçamento não precisam ser considerados no jogo de retenção de clientes. Os programas de fidelidade projetados para as necessidades exclusivas de pequenos restaurantes estão ajudando a nivelar o campo de atuação atual.
Então, como você mantém os clientes leais e garante que eles permaneçam em seu restaurante? Aqui estão algumas dicas:
Uma primeira impressão positiva do seu restaurante é crucial. Trazer um novo cliente pela porta da frente é muito mais caro do que manter um cliente fiel e recorrente satisfeito.
Preste o seu melhor serviço todos os dias e ofereça aos clientes o tipo de experiência que eles esperam.
Comunicações eficazes com o cliente manterão seu restaurante em mente. Os consumidores têm um curto período de atenção e a competição pela carteira de um restaurante é acirrada.
Posicione-se para que sua marca, seus cardápios especiais e suas ofertas exclusivas estejam presentes diariamente. Isso pode ser feito com aplicativos móveis, programas de fidelidade, mídias sociais ou e-mail marketing.
Como você mostra aos clientes que deseja e aprecia sua presença em seu negócio? Um programa de recompensas ou fidelidade é uma maneira prática de oferecer incentivos e acompanhar a resposta do cliente. Ao oferecer recompensas personalizadas aos clientes, você ajudará a estabelecer uma conexão emocional e a convencê-los a visitar seu restaurante com mais frequência.
Mais de 80% dos consumidores param de fazer negócios com uma empresa por causa do mau atendimento ao cliente.
Atendimento ao cliente significa coisas diferentes para clientes diferentes, então, faça sua pesquisa e implemente mudanças, se necessário.
Os programas de fidelidade evoluíram além dos cartões perfurados de papel. Os restaurantes podem coletar dados críticos por meio de programas de fidelidade automatizados para entender melhor os comportamentos, hábitos, padrões e gatilhos de compra. Ao ter uma verdadeira compreensão das preferências do consumidor, você pode desenvolver estratégias mais direcionadas e melhores mensagens de marketing.
A tecnologia pode tornar a execução da retenção de clientes mais viável para operações de pequenos restaurantes. No entanto, a implementação de cada nova opção de tecnologia nunca substituirá as dicas de retenção de clientes listadas acima.
Tecnologia chamativa e novas ferramentas podem ser muito atraentes. A adoção da tecnologia continuará crescendo entre os operadores de restaurantes, mas o processo não está isento de desafios. Conte com a Goldenplast para oferecer aos seus clientes mais praticidade, higiene e segurança alimentar: fatores que também importam na hora de fidelizar seus clientes.