Como Restaurantes Podem Lidar com a Sazonalidade

A indústria de restaurantes é uma das mais impactadas pelo fenômeno de sazonalidade, principalmente pela tendência das pessoas de comer em casa durante as festas de fim de ano.

Recentes estudos mostram que 60% dos restaurantes sofrem um declínio durante as épocas festivas. Isso coloca em evidência a necessidade de alterar as práticas para se adaptar à mudança de gostos ou à disponibilidade alimentar da época.

A profundidade do impacto que a sazonalidade traz pode variar, mas as lições para lidar com essas mudanças permanecem as mesmas: sempre planeje e fique de olho na próxima temporada.

Neste artigo, conheça algumas lições práticas que os restaurantes podem seguir não apenas para gerenciar, mas superar e expandir seus negócios em meio às constantes flutuações da sazonalidade.

Sazonalidade – Preparando-se para a Alta Temporada

A preparação consiste em ir além antes do início da alta temporada. Certifique-se de que tudo esteja pronto quando você entrar na época do ano em que a maior parte da receita do seu restaurante é gerada.

  • Comece a encontrar candidatos com antecedência – Devido à mudança na demanda, os restaurantes sazonais devem procurar novos candidatos 3 a 4 meses antes da alta temporada. Isso permite bastante tempo para reunir candidatos, entrevistá-los, permitir que os novos contratados se preparem para a transição e, o mais importante, dar tempo para garantir que a equipe seja adequadamente treinada. O treinamento também precisa vir cedo e com frequência, especialmente para novas contratações;
  • Crie uma estratégia de marketing – Preparar-se para sua alta temporada pode significar que muitos de seus clientes ainda estão espalhados por aí. Mas à medida que a temporada se aproxima, crie uma estratégia juntamente com sua empresa de marketing. É ótimo mostrar os experimentos e os novos itens de menu nos quais você trabalhou fora da temporada, o novo trabalho que está sendo feito para expandir ou mudar as instalações, e até mesmo apresentar novos membros da equipe. Seus clientes se sentirão conectados à sua marca e terão mais chances de retornar como visitantes na alta temporada;
  • Não tema as linhas de crédito – A parte mais estressante e importante dessa fase é gerenciar o fluxo de caixa. Essa é a época do ano em que o dinheiro da alta temporada anterior começa a diminuir, mas também é a época em que você precisa gastar mais dinheiro para contratar mais talentos, aumentar o estoque e fazer investimentos em seu espaço para evitar soluções de última hora para o seu restaurante. Muitos restaurantes temem aceitar linhas de crédito, mas isso é fundamental para garantir que todos os sistemas funcionem na alta temporada.

Durante a Alta Temporada

Aí vem a estação movimentada. Manhã, tarde e noite, clientes estressantes e cozinhas quentes. Dessa vez é sobre maximizar cada grama de seu espaço e sua equipe.

  • Criar equipes combinadas – Misture e combine colaboradores experientes com novatos a cada turno para criar equipes mais equilibradas. Assim, se algo de errado acontecer, haverá alguém para resolver o problema na hora. Além disso, combine habilidades e temperamento;
  • Aproveite a tecnologia – A tecnologia na indústria de restaurantes deu grandes saltos nos últimos anos e há uma abundância de ferramentas que ajudarão você a capturar a maior base de clientes possível. A tecnologia é particularmente importante para restaurantes sazonais que estão passando por um grande fluxo de clientes, ajudando a melhorar o giro da mesa e capturar até a última gota de receita.

Sazonalidade – Preparando-se para a Baixa Temporada

  • Aproveite os principais relatórios para saber quando reduzir – Mesmo antes da alta temporada acabar, você precisa começar a planejar as mudanças. Aqui é onde ter relatórios históricos de mão de obra e vendas pode lhe dizer quando começar a reduzir a equipe que você aumentou. Além disso, saber quando você precisa começar a reduzir o tamanho do pedido de fornecedores em massa será fundamental, pois ninguém quer ficar parado com estoque extra desnecessário;
  • Comemore agora para ajudar a recrutar mais tarde – Um elemento-chave pode prepará-lo para o sucesso do próximo ano: comemorar com sua equipe. No final da alta temporada, mostre um esforço real para agradecer sua equipe por meio de uma festa exclusiva para funcionários. Gastar um pouco mais do que você gostaria para fazer uma festa de agradecimento pode parecer trivial, mas faz com que sua equipe queira voltar e trabalhar para você ano após ano.

Sucesso na Baixa Temporada

As coisas estão realmente ficando calmas. No entanto, de certa forma, esta é uma das épocas mais difíceis do ano e exige que todos mudem sua mentalidade.

  • Se você ainda não tem um, agora é a hora de criar um programa de lealdade ou alterar os menus com frequência para se ajustar a diferentes gostos ou preferências alimentares. Além disso, os restaurantes devem pensar em retribuir à comunidade, oferecendo seu espaço para reuniões, festas, formaturas e muito mais. Não se esqueça que os eventos locais são uma das suas maiores ferramentas de marketing, pois os amigos e familiares vêm visitá-lo na alta temporada;
  • Gerencie os dados enquanto você tem tempo – É importante quantificar seu fluxo de caixa para garantir que você possa separar e distribuir seu dinheiro adequadamente nos próximos meses. Essa é a força vital do seu negócio que permite que você aja nos tempos estressantes que virão;
  • Tire uma folga, você merece – Você trabalhou duro e, sem dúvida, mais números poderiam ser processados, mais reparos feitos e mais estresse poderia ser transpirado, mas é hora de desconectar e lembrar porque você entrou no negócio. Muitas pessoas simplesmente tiram férias por um fim de semana ou uma semana, enquanto outras fazem pausas mais longas e usam esse tempo para obter inspiração para o próximo ano. Ambas são ótimas ideias, mas o mais importante é relaxar e reabastecer para fazer tudo de novo no ano que vem.
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